EQUIDADE E EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE
uma experiência colaborativa entre Programas de Mestrado Profissional
DOI:
https://doi.org/10.69609/1415-7411.2024.v30.n2.a3925Resumo
A educação ambiental (EA) tem avançado em direção à educação para o desenvolvimento sustentável (EDS), integrando dimensões sociais, culturais e ambientais, fomentando práticas pedagógicas orientadas à equidade e à sustentabilidade. Nesse contexto, este estudo investiga como práticas interdisciplinares contribuem para o desenvolvimento de competências colaborativas e para a transformação de práticas educacionais em contextos diversos. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, desenvolvendo-se por meio de uma atividade interdisciplinar que reúne professores cursistas do Mestrado Profissional em Educação (MPE) e mestrandos do Mestrado Profissional em Ecodesenvolvimento e Gestão Ambiental (MPEDGA). A metodologia inclui uma dinâmica inicial, “Círculos Partidos”, que estabelece normas de colaboração, seguida por uma tarefa prática em que os participantes constroem protótipos de filtros de água respeitando restrições de materiais e custos. Os dados são coletados por meio de observações diretas, relatórios individuais e apresentações em cartazes. Os resultados evidenciam avanços nas competências colaborativas, na resolução de problemas e na análise crítica. A dinâmica inicial estimula práticas de empatia e escuta ativa, promovendo a inclusão e a interdisciplinaridade emerge como elemento central, ao integrar conhecimentos matemáticos e científicos na solução de desafios reais. Conclui-se que práticas pedagógicas interdisciplinares apresentam potencial significativo para promover equidade e sustentabilidade em diferentes contextos educacionais.
Palavras–chave: Interdisciplinaridade, Aprendizagem Colaborativa, Práticas Pedagógicas, Desenvolvimento Sustentável