EQUIDADE E EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE

uma experiência colaborativa entre Programas de Mestrado Profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69609/1415-7411.2024.v30.n2.a3925

Resumo

A educação ambiental (EA) tem avançado em direção à educação para o desenvolvimento sustentável (EDS), integrando dimensões sociais, culturais e ambientais, fomentando práticas pedagógicas orientadas à equidade e à sustentabilidade. Nesse contexto, este estudo investiga como práticas interdisciplinares contribuem para o desenvolvimento de competências colaborativas e para a transformação de práticas educacionais em contextos diversos. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, desenvolvendo-se por meio de uma atividade interdisciplinar que reúne professores cursistas do Mestrado Profissional em Educação (MPE) e mestrandos do Mestrado Profissional em Ecodesenvolvimento e Gestão Ambiental (MPEDGA). A metodologia inclui uma dinâmica inicial, “Círculos Partidos”, que estabelece normas de colaboração, seguida por uma tarefa prática em que os participantes constroem protótipos de filtros de água respeitando restrições de materiais e custos. Os dados são coletados por meio de observações diretas, relatórios individuais e apresentações em cartazes. Os resultados evidenciam avanços nas competências colaborativas, na resolução de problemas e na análise crítica. A dinâmica inicial estimula práticas de empatia e escuta ativa, promovendo a inclusão e a interdisciplinaridade emerge como elemento central, ao integrar conhecimentos matemáticos e científicos na solução de desafios reais. Conclui-se que práticas pedagógicas interdisciplinares apresentam potencial significativo para promover equidade e sustentabilidade em diferentes contextos educacionais.

Palavras–chave: Interdisciplinaridade, Aprendizagem Colaborativa, Práticas Pedagógicas, Desenvolvimento Sustentável

Biografia do Autor

Maiara da Silva Galeano, UNITAU

Professora cursista do Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté (MPE – UNITAU), atuando na linha de pesquisa de “Práticas Pedagógica para a Equidade”. Licenciada em Informática pela Faculdade São José Paulista, em Banco de Dados pela FATEC, e licencianda em Matemática pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP). Possui especialização em Educação de Jovens e Adultos, Gestão Educacional e Desenvolvimento Web. Atualmente, trabalha como professora de Matemática no Centro Paula Souza e atua como Coordenadora de Projetos no Núcleo Regional do Vale do Paraíba e Litoral Norte, atuando na área pedagógica.

Anderson de Moraes Fonseca, Unitau

Professor cursista do Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté (MPE – UNITAU), atuando na linha de pesquisa de “Práticas Pedagógica para a Equidade”. Licenciado em Matemática pela Universidade de Taubaté (UNITAU), em Pedagogia pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) e Técnico em Ciências Contábeis (ETEC). Atualmente professor de matemática na Rede Estadual de Ensino do Estado de São Paulo.

Marcelo dos Santos Targa, UNITAU

: Professor, Pesquisador e Coordenador do Mestrado Profissional em Ecodesenvolvimento e Gestão Ambiental (MPEDGA – UNITAU) e Mestrado Acadêmico em Ciências Ambientais (MACA – UNITAU). Doutor em Agronomia pela Universidade de São Paulo ESALQ/USP. Membro do Comitê das Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul (CBH-PS) e da sua Câmara técnica de Planejamento (CT-PL), tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Hidrologia e Gestão Hídrica, na coordenação de projetos de pesquisa e técnico-científicos.

Willian José Ferreira, UNITAU

Professor e Pesquisador do Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté (MPE – UNITAU) e do Mestrado Profissional em Ecodesenvolvimento e Gestão Ambiental (MPEDGA – UNITAU). Doutor em Geofísica Espacial pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), atualmente também participa do Programa de Especialização Docente (PED Brasil), uma iniciativa do Lemann Center for Educational Entrepreneurship and Innovation in Brazil, localizado na Stanford Graduate School of Education, desenvolvido em parceria com o Instituto Canoa.

Downloads

Publicado

2025-03-21

Edição

Seção

Educação de Biociências