SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AS INTERFACES DIGITAIS
Autores
Carlos Alberto de OLIVEIRA
UNITAU
Pedro Henrique Monteiro Whately MARTINS
Centro Universitário Teresa D’Ávila
Sílvia Helena Santos VASCONCELLOS
Secretaria de Educação do Estado de São Paulo
Palavras-chave:
Interfaces digitais, Objetos tecnológicos, Formação de professores
Resumo
O avanço rápido e contínuo da tecnologia digital está exigindo, para a operacionalização de eventos nesse universo, a manipulação de interfaces digitais. Porém, no processo de formação de professores (especialmente, os de Línguas/Letras) não está aparentemente acompanhando esse avanço. Para discutir esse fenômeno, neste trabalho: a) são discutidas algumas características das interfaces digitais; b) é analisado o objeto tecnológico 'lousa digital'; c) é analisada uma interface digital (Plataforma Curriculo+). Os resultados apontam para a necessidade de se atualizar grades curriculares do processo de formação de professores, visando ao multiletramento (especialmente, o digital) e a um treinamento intensivo e contínuo na manipulação e uso das interfaces digitais no fazer educacional.
Biografia do Autor
Carlos Alberto de OLIVEIRA, UNITAU
DCSL, Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada