SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AS INTERFACES DIGITAIS

Autores

  • Carlos Alberto de OLIVEIRA UNITAU
  • Pedro Henrique Monteiro Whately MARTINS Centro Universitário Teresa D’Ávila
  • Sílvia Helena Santos VASCONCELLOS Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

Palavras-chave:

Interfaces digitais, Objetos tecnológicos, Formação de professores

Resumo

O avanço rápido e contínuo da tecnologia digital está exigindo, para a operacionalização de eventos nesse universo, a manipulação de interfaces digitais. Porém, no processo de formação de professores (especialmente, os de Línguas/Letras) não está aparentemente acompanhando esse avanço. Para discutir esse fenômeno, neste trabalho: a) são discutidas algumas características das interfaces digitais; b) é analisado  o objeto tecnológico 'lousa digital'; c) é analisada uma interface digital (Plataforma Curriculo+). Os resultados apontam para a necessidade de se atualizar grades curriculares do processo de formação de professores,  visando ao multiletramento (especialmente, o digital) e a um treinamento intensivo e contínuo na manipulação e uso das interfaces digitais no fazer educacional.

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Biografia do Autor

Carlos Alberto de OLIVEIRA, UNITAU

DCSL, Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada

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Publicado

2017-01-05

Como Citar

OLIVEIRA, C. A. de, MARTINS, P. H. M. W., & VASCONCELLOS, S. H. S. (2017). SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AS INTERFACES DIGITAIS. Caminhos Em Linguística Aplicada, 17(3), 533–558. Recuperado de https://periodicos.unitau.br/caminhoslinguistica/article/view/2394

Edição

Seção

Artigos