About the Journal
A RETS – Revista Educação e Transformação Social é um periódico semestral de acesso aberto da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade de Taubaté (PRPPG/UNITAU), vinculada ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE/MPE).
Nosso objetivo é fortalecer o diálogo entre as universidades, as escolas e a sociedade civil, disseminando o conhecimento acerca da Educação vinculado à pesquisa e à prática profissional. A revista publica artigos científicos, dossiês, ensaios, relatos de experiência, produtos técnicos e tecnológicos, resenhas, editoriais, entrevistas e cases que se voltam à formação e prática docente na Educação Básica e à pesquisa aplicada à realidade escolar.
Com uma orientação pluralista e interdisciplinar, a RETS aceita contribuições originais, teóricas ou empíricas, relacionadas aos diversos processos educacionais, evidenciando seu compromisso com a inclusão, a diversidade, a inovação e a sustentabilidade na Educação. A missão da revista é promover e disseminar o conhecimento no campo da formação docente, com foco em práticas pedagógicas, metodologias inovadoras, políticas públicas educacionais, inclusão e tecnologias aplicadas, contribuindo para a transformação social.
A RETS está diretamente alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. O ODS 4 – Educação de Qualidade é o eixo central de nossa proposta editorial, e também incorporamos os ODS 5 (Igualdade de Gênero), 10 (Redução das Desigualdades), 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura), 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes) e 17 (Parcerias e Meios de Implementação). Indiretamente, contribuímos para o ODS 1 (Erradicação da Pobreza) e ODS 13 (Ação Contra a Mudança Global do Clima). Os autores devem explicitar o ODS relacionado em seus manuscritos.
Nosso público-alvo inclui professores da educação básica e do ensino superior, pesquisadores, gestores educacionais, estudantes de pós-graduação e demais profissionais interessados na melhoria da qualidade da Educação.
A revista adota uma política de acesso livre e imediato ao conteúdo, licenciando os artigos sob Creative Commons Attribution 4.0 Internacional (CC BY 4.0), e reafirma seu compromisso com a democratização do conhecimento ao não cobrar taxas para submissão, avaliação, processamento ou publicação de artigos (APC). Todos os manuscritos submetidos passam por um rigoroso processo de avaliação por pares em sistema duplo-cego, garantindo a imparcialidade e a qualidade das publicações. A RETS adota integralmente os princípios do Committee on Publication Ethics (COPE), guiando-se por condutas éticas, transparência nos processos e equidade editorial. Para ampliar sua visibilidade e impacto, a revista buscará indexação em bases de dados reconhecidas como SciELO, DOAJ, Scopus e Web of Science.
Bem vindo a RETS!