Marketing em Odontologia

Autores/as

  • Aline Priscila Paim Departamento de Odontologia da Universidade de Taubaté
  • Aline Clarissa de Camargo Departamento de Odontologia da Universidade de Taubaté
  • Ana Carolina Macedo da Silva Departamento de Odontologia da Universidade de Taubaté
  • Fábio Marcelo Nóbrega Departamento de Odontologia da Universidade de Taubaté
  • Marcelo Gonçalves Cardoso Departamento de Odontologia da Universidade de Taubaté

Resumen

A Odontologia evoluiu não só pelo alto desenvolvimento da técnica, pelos novos equipamentos e materiais de terceira geração, mas também pela evolução da consciência de trabalho odontológico, pelo trabalho em equipe, cada vez mais valorizado. Outro aspecto que modernamente assumiu conotação de grande importância no consultório odontológico foi o Marketing, que com seus conceitos tem auxiliado não só a odontologia, mas várias áreas, a terem sucesso na vida profissional e pessoal. O mercado de trabalho está sofrendo transformações radicais, em que a relação paciente/profissional tem importante papel como agente desta transformação. O cirurgiãodentista precisa rever as suas percepções e atitudes frente ao paciente e ao mercado empregador, preparando-se para este por meio de atualizações. A função do marketing na Odontologia é de estabelecer, manter e melhorar as relações entre cirurgiões-dentistas e pacientes, em um ponto que os objetivos das partes sejam alcançados. Fica evidente que, além de competência do profissional, o cirurgião-dentista deve cuidar de sua imagem, aumentando as chances almejadas para o sucesso. O presente trabalho tem como objetivo apresentar aos profissionais na área de Odontologia, como obter um melhor resultado nas questões de manutenção de atualização técnicocientífico, melhor resultado financeiro, qualidade de vida e prestígio social por meio de um excelente atendimento, treinamento dos funcionários, auxiliares e recepcionistas, visando sempre à satisfação do paciente, utilizando-se do Marketing. Pode-se concluir que são importantes diferenciais para se posicionar em um mercado extremamente competitivo, onde os cirurgiões-dentistas devem tornar-se cada vez mais ergonômicos e produtivos, sem perder a qualidade, ao contrário, otimizando os resultados profissionais e conseqüentemente financeiros.

Número

Sección

Artigo de revisão