Influência do vermicomposto no crescimento e na nutrição de mudas de angico cascudo

Autores/as

  • Cristiane Ramos Vieira Universidade Federal de Mato Grosso
  • Oscarlina Lúcia dos Santos Weber Universidade Federal de Mato Grosso
  • José Fernando Scaramuzza Universidade Federal de Mato Grosso

Palabras clave:

Anadenanthera falcata, produção de mudas, desenvolvimento, nutrição de plantas.

Resumen

As atividades humanas resultam na produção de resíduos. Uma alternativa ao descarte desse material, rico em nutrientes, é sua reutilização como substrato na produção de mudas. O presente estudo objetivou verificar a influência do vermicomposto no crescimento e na nutrição de mudas de angico cascudo (Anadenanthera falcata). O vermicomposto foi misturado ao substrato comercial Basaplant® e ao solo, em tubetes com capacidade para 240 cm³, disposto em delineamento utilizado foi o inteiramente casualizado com 10 tratamentos e quatro repetições. Aos 120 dias avaliou-se: altura, diâmetro de coleto, relação entre altura e diâmetro de coleto, biomassa seca das partes aérea e radicular. O material seco foi moído para análise de concentração de macronutrientes. A utilização de vermicomposto influenciou o crescimento e a nutrição das mudas de angico cascudo. Os tratamentos com 60% de substrato orgânico foram os que tiveram os maiores parâmetros morfológicos e concentrações de macronutrientes.

Biografía del autor/a

Cristiane Ramos Vieira, Universidade Federal de Mato Grosso

Engenheira Florestal, Mestre em Ciências FLorestais e Ambientais, Doutoranda em Agricultura Tropical.

Oscarlina Lúcia dos Santos Weber, Universidade Federal de Mato Grosso

Graduada em Agronomia e em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Mato Grosso (1979), mestrado (1984) e doutorado (2000) em Solos e Nutrição de Plantas pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Engenheira Agrônomo (1979 a 2008) da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária-UFMT. Atualmente é Prof Adjunto do Departamento de Solos e Engenharia Rural - FAMEV/UFMT

José Fernando Scaramuzza, Universidade Federal de Mato Grosso

Graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1984), mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal de Viçosa (1993) e doutorado em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (1998). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso.

Publicado

2014-10-22

Número

Sección

Ciências da Natureza