Macrófitas aquáticas da região neotropical: uma abordagem cientométrica

Autores/as

  • Hermes de Oliveira Machado Filho IFPB/JP
  • Luciano Lima Cabral IFPB-JP
  • José Iranildo Miranda de Melo UEPB
  • Carmen Sílvia Zickel UFRPE
  • Ariadne do Nascimento Moura UFRPE

Palabras clave:

Biodiversidade, Neotrópico, Bibliometria

Resumen

Os estudos ecológicos envolvendo macrófitas aquáticas vêm aumentando nos últimos anos e faz-se necessária uma reflexão sobre os padrões vegetacionais observados. No presente artigo, foi realizada uma análise cientométria sobre levantamento florísticos de macrófitas aquáticas no Neotropico. Brasil, México e Peru foram os países neotropicais que mais se dedicaram efetivamente a produção científica ao assunto, crescendo visivelmente nas últimas três décadas; porém, em sua maioria, os trabalhos são publicados em revistas de baixo impacto internacional. As análises também confirmam que as famílias botânicas mais expressivas nos ecossistemas aquáticos (lagoas, “wetlands”, reservatórios, etc.) são Poaceae e Cyperaceae, o método de amostragem das espécies em sua maioria é o estocástico e esses estudos, em sua maioria, vêm acompanhados, de análises de similaridade no intuito de detectar padrões de conexões florísticas entre áreas. Todo esse esforço científico, apresentado nessa compilação de dados, é essencial para apoiar os esforços de conservação, subsidiar novas investigações de hipóteses ecológicas sobre o grupo e apontar lacunas regionais para pesquisa, num intuito futuro de organizar um inventário das macrófitas aquáticas do Neotrópico.

Biografía del autor/a

Hermes de Oliveira Machado Filho, IFPB/JP

Técnico de Laboratório de Biologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - Campus João Pessoa (IFPB-JP);

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Botânica (PPGB) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Luciano Lima Cabral, IFPB-JP

Geógrafo pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Graduando em Tecnologia em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - Campus João Pessoa (IFPB-JP).

José Iranildo Miranda de Melo, UEPB

Doutor em Botânica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); Professora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Carmen Sílvia Zickel, UFRPE

Doutora em Biologia Vegetal pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Ariadne do Nascimento Moura, UFRPE

Pós-Doutora em Biologia Molecular pela Universidade de São Paulo (USP); Professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). (Orientadora do primeiro autor)

Publicado

2014-12-10

Número

Sección

Ciências da Natureza